QUEM SOMOS

O Museu Virtual do Desterro é um website voltado para o registro, preservação e divulgação da história do distrito de Marilândia em seus aspectos sociais e culturais.

Nosso projeto está em constante crescimento e tem o objetivo de expandir o conhecimento de todos os visitantes. Afinal, a história é uma parte da educação e desejamos proporcionar experiências e aprendizagem para todo o público através de nossas exposições  e projetos, assim como nossas coleções e acervos.

entrevista d joana_edited.jpg
 

UMA HISTÓRIA DE INSPIRAÇÃO

A criação do nosso museu

O Museu Virtual do Desterro foi desenvolvido em 2019 através de uma disciplina de Arquivos e Museus do curso de História, na Universidade do Estado de Minas Gerais, em Divinópolis.

O projeto nasceu de um desejo de memória idealizado em 2016, que pretendia registrar em vídeo, imagens e sons, relatos sobre as histórias da formação e desenvolvimento do Arraial do Desterro. 

Desde então, buscamos nutrir o fascínio do público pelo desenvolvimento da consciência histórica e recuperação das raízes culturais.

WP_20160515_06_52_27_Pro_edited_edited.j
 

NOSSA MISSÃO 

Contribuir com a educação de nossa comunidade e transmitir a paixão pela história é o que mais nos fascina.
Por isso, nossa principal missão é garantir que sua visita ao Museu do Desterro seja uma experiência enriquecedora, emocionante e cheia de aprendizados. 
Pretendemos sempre promover o conhecimento e a reflexão sobre a História local e cultural do distrito, numa perspectiva que privilegie a preservação, pesquisa, ensino, comunicação e dinamização do patrimônio museológico cultural, assegurando o acesso democrático ao Museu do Desterro e de todo patrimônio cultural de Marilândia.

expedição primeira estação 11_edited_edi
 

NOSSA EQUIPE

Nossa equipe é composta por dois jornalistas e uma historiadora, contadores de histórias.
Nesse projeto, temos como missão oferecer inúmeras oportunidades para que o público amplie seus conhecimentos e, por isso, estamos sempre trazendo conteúdo novo para o site.
Queremos te conduzir por uma viagem de quase 300 anos e proporcionar experiências únicas através do Museu do Desterro.

IMG_0786_edited_edited.jpg
WhatsApp Image 2019-10-28 at 13.32.18.jp

FRANSCIANE  GUIMARÃES

Mineira, graduada em história pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Membro do Conselho Consultivo de Patrimônio Histórico do Itapecerica/MG. é co-autora do projeto Histórias do Desterro e idealizadora do Museu virtual do Desterro.

JOÃO PEDRO CARDOSO

Graduado em Jornalismo pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Trabalha com produção fotográfica/audiovisual desde 2015 e é co-autor do projeto Histórias do Desterro.

WhatsApp Image 2019-11-03 at 21.29.14.jp

AGNEL MARQUES

Graduado em Jornalismo pela Funedi UEMG e pós-graduado em Jornalismo Comunitário pela UEL, trabalha com produção fotográfica/audiovisual e é co-autor do projeto Histórias do Desterro.